Conversando com muitas mães, notei que é bem comum que o hábito de gritar, se jogar no chão e agredir aos outros (ou se agredir) comece ali entre os 3 e 4 anos da criança autista. Até apelidei esse período de “terrible 3 da criança autista”, referenciando o “terrible 2” das crianças típicas: uma fase difícil, de muito comportamento opositor, chamada até de “adolescência da criança”.
E nós, pais, nos desesperamos. Primeiro porque é comum que o diagnóstico de autismo tenha vindo logo antes dessa fase. Segundo porque, pela nossa inexperiência, ainda não sabemos bem como agir e nem como entender o porquê daquele comportamento.
Aqui em casa não foi diferente. Essa fase foi bem difícil, e chegamos mesmo a tentar medicar o Theo quando ele fez 4 aninhos. Qualquer mínimo “não” ou qualquer pequena frustração virava um drama de proporções tsunâmicas.
Mas, ó, vejam só! Nós sobrevivemos! 😀
E estou aqui hoje para contar o que aprendi disso tudo. Espero que ajude quem está passando por esta fase nesse momento!
P.S: não se esqueça de se inscrever no canal clicando AQUI! Já estamos chegando a 20 mil assinantes e continuo postando vídeos novos todas as segundas-feiras. Quando você se inscreve, recebe a notificação assim que o vídeo for postado!
Alguns links interessantes sobre assuntos que citei no vídeo: – “Organizando a pasta de PECS” – “Comunicação alternativa” – “O uso de recursos visuais” – “CAA: comunicação aumentativa e alternativa” – “PODD e autismo (artigo em inglês)”
Foto: Shutterstock
Comments