vacina_vacinacao_crianca_getty.jpeg

Quando a Pfizer será aplicada em crianças de 5 a 11 anos no Brasil?

Assine e compartilhe.
Precisamos avançar com a vacinação de crianças

Já temos mais de 17.700 assinaturas.
Nos ajude a chegar a 20.000 para protocolar pedido urgente para autoridades do
Ministério da Saúde e ANVISA

arrow&v
arrow&v

Obrigada pelo envio!

Nos Estados Unidos, as internações infantis por covid cresceram vertiginosamente a partir de agosto, início do ano letivo. A Pfizer pediu, no dia 7/10, autorização para o uso emergencial da vacina contra a covid em crianças de 5 a 11 anos ao FDA, órgão regulador no país, pelo aumento de cerca de 240% nos casos pediátricos da doença no país, enfatizando a necessidade de saúde pública de vacinação nessa faixa etária.

 

Na Inglaterra, a faixa etária de 10-14 anos teve o dobro da taxa de casos com relação a outros grupos, e a admissão hospitalar cresceu 74% desde Janeiro de 21 na faixa etária de 5 a 14 anos. São faixas etárias com baixa cobertura vacinal que, recentemente, voltaram às aulas.

 

Em 12 de novembro, a Pfizer pediu à Anvisa que autorize o uso definitivo da vacina para crianças de 5 a 11 anos. Em outubro, a mesma vacina foi autorizada pelo FDA nos EUA para esta faixa etária.

 

Chegamos ao final de 2021 com um cenário de festas de fim de ano, férias escolares, possíves festas de carnaval e volta presencial total nas escolas com uma nova variante altamente contagiosa circulando: a omicron.

 

A covid já é a principal causa de morte de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos, e o Brasil é o 2º país com mais mortes por covid de crianças na faixa de 0 a 9 anos.

 

9 países já imunizam crianças abaixo dos 12 anos, segundo levantamento da agência de notícias Reuters: Bahrein, Chile, China, Cuba, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, EUA, Equador e Indonésia. 

 

Por mais que a gravidade da covid em crianças possa ser menor que em idosos, não há justificativa plausível para submeter crianças a um quadro de doença e internações hospitalares, já havendo vacina disponível para a faixa etária deles.

 

Queremos a aprovação da vacina da Pfizer para a faixa etária de 5 a 11 anos e a inclusão desse público imediatamente no PNI.


 

Fontes:

https://www.istoedinheiro.com.br/brasil-e-o-2o-pais-com-mais-mortes-por-covid-de-criancas-ate-9-anos/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/07/20/covid-ja-e-maior-causa-de-mortes-naturais-de-jovens-de-10-a-19-anos-no-pais.htm

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59151980

https://g1.globo.com/saude/noticia/2021/10/29/fda-autoriza-vacina-da-pfizer-para-criancas-entre-5-e-11-anos.ghtml

https://www.theguardian.com/world/2021/sep/09/covid-19-cases-children-surging-school

https://edition.cnn.com/2021/10/05/health/us-coronavirus-tuesday/index.html

https://www.echo-news.co.uk/news/19691853.children-two-essex-encouraged-test-twice-week/?ref=twtrec