top of page

10 frases que toda mãe de criança autista já falou

Sabemos que o autismo é um espectro. Mas, com o tempo, a gente acaba percebendo que todos eles têm algumas características em comum. 

Sabemos, também, que a “maternidade atípica”, como bem definiu Mariana Rosa, tem muitas similaridades com a maternidade típica. Então, muitas situações serão compartilhadas por todas as mães.

Tendo dito isso, separei 10 frases com as quais toda mãe de autista vai se identificar. 

Sei que vai aparecer muita mãe aqui dizendo “meu filho não é autista e já falei tudo isso”. Até acredito, mas garanto que não falou com a mesma frequência que as mães de autistas! 😉


Vamos lá?

As 10 frases

1. “DESCE DAÍ!”

Crianças autistas têm menos noção de perigo e costumam ser alpinistas de estante natas. Ou subidoras de mesa, de rack, ou do que estiver dando sopa na casa ou fora dela.


2. “ISSO AÍ NÃO É DE COMER!”

Seu filho já comeu massinha? Pasta de cabelo? Giz de cera? Lambe corrimão de escada rolante de shopping? Bobeou ele pimba? Ele come porque é sólido, porque se fosse líquido ele bebia? Tamo juntas!!!


3. “FECHA ESSE CHUVEIRO PORQUE TEM SÓ UMA HORA QUE VOCÊ TOMOU BANHO!”

Banho é a atividade favorita do seu filho? Se você se distrair ele corre e abre o chuveiro? E faz isso umas 5 vezes por dia no mínimo? Ele é um dos responsáveis pela queda do nível dos reservatórios da sua cidade? Muito prazer! 


4. “ESSA ÁGUA NÃO!”

O garoto ou garota pula em qualquer poça d’água? Entra em chafariz? E, quando está na piscina, bebe litros de água? Então você já entendeu…


5. “NÃO PRECISA ENFIAR TUDO NA BOCA DE UMA VEZ!”

Ele é guloso? Quando gosta de uma coisa, armazena tudo nas bochechas pra que ninguém pegue o último antes dele? Você se pergunta como coube tanta coisa naquela boquinha? Pois é…


6. “ISSO AÍ NÃO É BRINQUEDO!”

Ele não quer os carrinhos e os legos, mas você tem que esconder todos os cabos de celular, chaves, enfeites e controles remotos? Ele tem uma atração irresistível pelo que quebra ou estraga fácil? É nóis!


7. “ANDA JUNTO COM A MAMÃE!”

Também tem as variantes “fica de mãos dadas com a mamãe” e “não corra”. Por que será? Why, God, why??


8. “ONDE VOCÊ PENSA QUE VAI DE CUECA?”

O rapaz ou mocinha curte nudismo? E acha que todo mundo na rua também curte? Já o pegou de cueca e tênis indo em direção à porta e te entregando as chaves do carro? Vamos lançar moda juntas, gente!!


9. “DIMINUI O VOLUME!”

Ele é super intolerante com barulho, mas é a pessoa mais barulhenta da casa? Reclama da buzina do carro na rua mas coloca o Ipad no último volume? Mistérios…


10. “SENTA SÓ POR 5 MINUTOS!”

A criança tem formigas no popô? Tem horas que parece uma ambulância desgovernada correndo e gritando pela casa? Chega a ficar ofegante? Então, em algum momento você já pediu isso.


Brincadeiras à parte, há várias outras frases que todas nós já falamos. “Te amo do jeitinho que você é”, “estou muito orgulhosa de você” e “tudo bem, mamãe está aqui com você” talvez sejam as mais frequentes de todas! <3

P.S: acredito que a vida deve ser vivida com leveza e bom humor. Desta forma, tudo fica mais fácil! 🙂

bottom of page