top of page

15 coisas que eu gostaria que meu filho (autista) soubesse


1. Você foi muito desejado, muito querido, muito esperado. Isso não mudou em nada.

2. Amo a nossa família, e ela só é completa por sua causa.


3. Sinto muitas saudades de quando você era bebê. Quando eu podia mantê-lo comigo e te proteger de tudo e de todos.

4. Mamãe adora ouvir a sua vozinha. Mesmo que seja só falando o “má”, sua palavrinha do momento. Sei que, atualmente, as palavras não saem da sua boca como você gostaria. Mas não se preocupe! Vamos achar uma voz pra você! Estamos trabalhando nisso! Mal posso esperar pra saber seus pensamentos!

5. Dor em você dói o dobro em mim. Quando você chora sentido e eu não sei o que se passou, quero desabar de tristeza. Mas me seguro e tento te mostrar que tudo vai ficar bem. Eu vou fazer o que estiver ao meu alcance pra que tudo fique bem.

6. Você vai ouvir dos outros que é autista. Já deve ter ouvido. Autismo é o nome da sua diferença. Não há problema algum em ser diferente. Nunca se sinta menor por isso. Nunca se sinta com menos valor. É a diferença que dá graça ao mundo. Imagina se só existisse um tipo de flor? Ou um tipo de comida?

7. Nem todas as pessoas vão gostar da gente e isso é normal. Mas ninguém tem o direito de nos desrespeitar. Ou de nos machucar. Isso, você não deve aceitar de jeito nenhum.

8. O autismo, que é sua diferença, te trouxe algumas dificuldades. Mas todo mundo tem dificuldades. A mamãe, por exemplo, acabou de chegar do mercado e perdeu a latinha de refrigerante que estava dentro da sacola! Não devemos nos martirizar por causa das nossas dificuldades, mas aprender a lidar melhor com elas. Da próxima vez, mamãe vai tentar prestar mais atenção quando estiver tirando as coisas da sacola! 🙂

9. Mamãe não vai estar ao seu lado pra sempre. É a lei da vida: as plantas, os animais e as pessoas nascem e, um dia, morrem. Mas vou fazer de tudo para que você entenda melhor suas potencialidades, seus gostos, para que possa encontrar atividades que preencham seus dias e te deem prazer. E vou te arrumar boas companhias! Sei que você pode ser feliz, mesmo quando a mamãe já tiver cumprido a missão dela por aqui.

10. Eu não trocaria você por nenhuma outra criança no mundo. Eu não trocaria você por nada.

11. Sabe quando você se aconchega perto de mim na cama na hora de dormir? Também quero estar assim, sempre pertinho de você, sentindo o seu cheirinho, embalando o seu sono. É meu momento favorito do dia!

12. Um sorriso seu faz valer o dia. Uma gargalhada faz valer o mês inteiro.

13. Você é lindo em cada detalhe: seu cabelinho, seus olhos expressivos, seu pequeno nariz, seus barulhinhos.

14. Você é inteligente. Você é capaz. Você pode muito. O problema não está em você. Está em quem não consegue enxergar isso.

15. Você chegou e me virou do avesso, mudou minhas prioridades, me ensinou a ver o mundo de uma forma muito melhor. Você deu sentido à minha vida e à vida de muita gente ao seu redor. Você é, de fato, muito especial!

(Os conteúdos produzidos por Andrea Werner e disponibilizados neste site são protegidos por copyright e não podem ser reproduzidos, total ou parcialmente, sem autorização expressa da autora, mesmo citando a fonte)

bottom of page