top of page

A foca no nariz do tubarão


Theo e o Big Ben

Theo e o Big Ben


Como prometi, aqui vai um resumão das nossas primeiras 2 semanas em Londres. Pra começar, boas notícias:

  1. O tempo está colaborando muito! Praticamente não choveu, tem feito bastante sol e a temperatura está amena. Durante o dia, chega aos 18 graus (UAU!).

  2. Após uma dificuldade inicial com a alimentação, quando o Theo pegou trauma da carne daqui (os cortes são diferentes e é difícil acertar), ele voltou a comer muito bem!

  3. Finalmente, estamos com a casa praticamente montada. Isso ajuda muito.

Nem tudo são flores. Pra começar, tocamos todo o processo de admissão escolar dele com uma área chamada justamente de “admissions” no local council (como se fosse a subprefeitura do bairro onde moramos). Quando, finalmente, surgiu uma vaga na escola que mais queríamos, fomos descobrir que a admissão dele tinha que ter sido tocada pelo pessoal da área de “Special Educational Needs” (educação para crianças com necessidades especiais). Isso, segundo eles, porque o grau de autismo do Theo não é leve e ele, certamente, precisa de um suporte maior na escola. E esse suporte só vem quando a gente inicia um processo chamado “statement”, onde ele é analisado por uma junta de pessoas e um relatório oficial é emitido.

Pra concluir, isso está indo mais devagar do que gostaríamos, e o mocinho está em casa, o tempo inteiro, com essa mãe que vos fala.

Sendo muito honesta, pra uma criança que viajou 10 mil quilômetros, está longe dos avós, da babá, das terapeutas, sem atividade extra nenhuma, sem escola, sem terapias, ouvindo uma língua diferente em todos os lugares, comendo coisas com outros gostos e acompanhando adultos em programas CHATOS (como comprar móveis), ele está indo muito bem.


Lutando contra o tédio nas visitas intermináveis à Ikea

Lutando contra o tédio nas visitas intermináveis à Ikea


Só que isso não quer dizer que as coisas estão fáceis. Theo anda MUITO choroso. Qualquer “não” mais ríspido desencadeia uma birra sem precedentes. Tudo, TUDO é motivo pra choro, muito choro. E o comportamento repetitivo de ficar jogando objetos piorou bastante.

Até pensei em escrever uma cartinha para colocar debaixo da porta dos vizinhos explicando a situação, porque cheguei a ficar bem preocupada com o que eles estão pensando de tanto chororô.

E estou, aqui, exercitando a criatividade para distraí-lo. O que mais ajudou, de fato, foi o “pula-pula” que chegou essa semana. Ele sobe lá felizão, sempre levando os brinquedos…e a mãe junto. Não quer saber de ficar sozinho de jeito nenhum.


Theo felizão em seu pula-pula

Theo felizão em seu pula-pula


Algumas coisas marcantes dessas primeiras semanas:

1. Theo resolveu arremessar o Pato no Tâmisa. Ainda estamos de luto. 


RIP Pato. :(

RIP Pato. 🙁


2. Theo está curtindo muito andar de trem e metrô. Fica meio impaciente quando a viagem demora, mas já está se acostumando.


Primeiro passeio de metrô

Primeiro passeio de metrô


 3. O lado sensorial do garotinho está sendo bem estimulado, não só com novos gostos, mas com novas paisagens e novas sensações. Ele adora admirar a vista linda do bairro e andar na rua pisando nas folhas que fazem “crec”. 🙂


As folhas marrons do outono

As folhas marrons do outono



O lindo por do sol em Richmond

O lindo por do sol em Richmond


4. Está se divertindo com a fauna local. Já correu atrás de pombo, esquilo e patos como se não houvesse amanhã.


Pombos, fujam para a colinas!!!

Pombos, fujam para a colinas!!!


5. E, o mais importante: ele está muito feliz por estar perto do querido PAPAI!


Que saudades ele sentia...

Que saudades ele sentia…


E, pra quem anda se perguntando por que eu ando sumida do blog e da Fan Page no Facebook, eu sou essa foca, aí, se equilibrando no nariz do tubarão. 🙂


Imagem: http://bit.ly/17fkIgs

Imagem: http://bit.ly/17fkIgs


Sou mãe em tempo integral de uma criança autista ainda sem escola e sem nenhuma terapia. Além disso, cuido da casa (cozinho, limpo, passo, lavo). E dirijo do lado direito! E o pula-pula está com os dias contados, pq o frio começa a chegar amanhã com máximas de 12 graus.

Aguardem cenas dos próximos capítulos… 🙂

bottom of page