top of page

Como dizer “não” para a criança autista (vídeo)

Imagino que muitas pessoas, ao lerem o título deste texto/vídeo, não vão entender onde está a dificuldade em se dizer “não” para uma criança. Não estou dizendo que isso é fácil quando falamos de uma criança típica. Mas, quando a criança é autista, a coisa muda de figura para um cenário bem pior.

Expliquei, em um dos vídeos recentes, que crianças autistas costumam ter muita dificuldade em lidar com as emoções, principalmente as ruins. E é por este motivo que o “não”, quando dito nesta forma, costuma causar crises daquelas horríveis, com muito choro, demonstrações de irritação no chão e aquelas atitudes que conhecemos bem.

Claro que isso não quer dizer que devemos ser permissivos, pois criança autista continua sendo criança e precisa de limites e educação. Mas há várias formas diferentes de se dizer “não”, respeitando a imaturidade emocional de nossos pequenos e ajudando-os a ir, aos poucos, tolerando o desconforto das emoções negativas.

Hoje em dia, por exemplo, eu não tenho mais problemas para dizer um “não” direto ao Theo. Mas, quando ele tinha 3 ou 4 anos de idade, qualquer negativa seca causava uma crise terrível. Ainda bem que me deram essas dicas lá atrás…e, hoje, repasso pra vocês!

P.S: se você gostou, deixe seu “joinha” lá no youtube e inscreva-se no canal! Quem se inscreve recebe as notificações e vê os vídeos antes que eu os coloque no blog!


Imagem: Shutterstock

bottom of page