top of page

Direitos humanos e pessoas com deficiências (vídeo)

“Primeiro eles vieram atrás dos comunistas, mas eu não era um comunista, por isso eu não falei em favor deles. Depois, eles vieram atrás dos socialistas e dos sindicalistas, mas eu não era um deles, por isso eu não falei em favor deles. Depois, eles vieram atrás dos judeus, mas eu não era um judeu e por isso eu não falei em favor deles. E quando eles vieram atrás de mim, não havia mais ninguém para falar em meu favor.”

Martin Niemoller (1892-1984)

O assassinato da vereadora Marielle Franco, ocorrido na semana passada, no Rio de Janeiro, trouxe à tona uma velha discussão: seriam os tais “direitos humanos” uma capa protetora que só serve para a defesa de bandidos?

Mas será que é isso mesmo? Será que todo mundo sabe de onde surgiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos? Em que contexto ela foi criada? Pra que ela serve e o que ela diz?

E, afinal, o que os direitos humanos têm a ver com crianças e pessoas com deficiências? Por que esse discurso anti direitos humanos é tão perigoso para os nossos filhos?

É deste assunto que falo no vídeo de hoje.

Só peço um favor muito importante: veja o vídeo antes de comentar e, em tempos de debates frequentemente acalorados, deixe suas convicções (sejam elas quais forem) no bolso por oito minutinhos para entender o que pensa e fala aquele que discorda de você. Reflita a respeito e debata com a cabeça – e não com o fígado.

O vídeo levou muita pesquisa e muito cuidado para ser feito, espero que gostem! <3

P.S: gostou? Então aproveite e se inscreva no canal! Já passamos de 20 mil assinantes!


Imagem: Shutterstock

bottom of page