top of page

10 atividades para treinar a coordenação motora fina

A coordenação motora é uma parte importantíssima do desenvolvimento infantil. Enquanto a coordenação motora grossa envolve nossos músculos maiores e nos permite atividades como pular, correr, subir e descer escadas e até dançar, a coordenação motora fina envolve os músculos menores e os dedos.

Problemas na coordenação motora fina atrapalham muitas atividades que são essenciais para a autonomia, como abotoar e desabotoar, amarrar os sapatos, manejar os talheres, escrever ou digitar e até a parte de higiene pessoal.

Se você desconfiar que o seu filho tem problemas de coordenação motora fina, o primeiro passo é procurar uma terapeuta ocupacional qualificada.

Além disso, o que você pode fazer em casa para ajudar? As atividades que listei abaixo são simples de implementar, baratas, e podem ser usadas para estimular o desenvolvimento motor fino de sua criança, independente desse desenvolvimento ser típico ou atípico. Vamos lá?


  1. Cada botão em seu potinho

Compre potinhos coloridos, faça um pequeno furo nas tampas, e compre botões das mesmas cores. Basta pedir à criança que coloque cada botão colorido no respectivo potinho!

Imagem: http://bit.ly/1hwIsRx


2. Ajudando os patos a atravessarem o lago

Um joguinho fácil de fazer: basta um recipiente plástico, alguns patinhos de borracha e um borrifador desses que você compra em lojas de casa e construção!


Imagem: http-//bit.ly/2eguahl


3. Colocando os elásticos na latinha

Pra esse, basta uma lata e um bando daqueles elásticos comuns de escritório. (Neste caso, melhor usar a lata fechada para que a criança não corra risco de se cortar nas rebarbas do metal).


Imagem: http://bit.ly/2t8W9E1


4. Fazendo torres de cereal

Sabe aquele cereal infantil que parece umas rosquinhas? Pois é. Com um pouco dele, uma bola de massinha e uns fios de espaguete, você monta o joguinho!


Imagem: http://bit.ly/2t8WcQA


5. Guardando os palitos

Você só precisa de alguns palitos de sorvete coloridos e uma lata daquelas com tampa plástica. Aí, basta fazer os furos por onde os palitos devem passar e pintar cada um de uma cor.


Imagem: http://bit.ly/2tyEPrH


6. Juntando parafusos e porcas

Quer coisa mais simples de providenciar do que isso? 🙂


Imagem: http://bit.ly/2tywjZB


7. Separando grãos misturados

Se você tem grão de bico em casa e/ou tipos diferentes de feijões, já pode começar a brincadeira!


Imagem: http://bit.ly/2tzbP2V


8. Aprendendo a abrir e fechar o zíper

Basta comprar alguns tipos de zíper e colar em uma placa de papelão!


Imagem: http://bit.ly/2uBteNz


9. Aprendendo a cortar em diversas direções

Faça riscos em tiras de papel colorido e deixe a criança praticar com a tesourinha sem ponta!


Imagem: http://bit.ly/2vaKuGd


10. Montando o nome com bolinhas coloridas

Sabe aqueles adesivos de bolinhas coloridas? Escreva o nome da criança (ou o apelido, se for mais curto) em um papelão e peça a ela pra ir preenchendo as linhas com os adesivos!


Imagem: http://bit.ly/2vvnNfy


P.S: este post é só informativo! Se seu filho possui atraso no desenvolvimento motor, procure uma terapeuta ocupacional! 😉

bottom of page