Muitas vezes, nós pais não sabemos brincar com nossos próprios filhos. Nos falta imaginação e acabamos por realizar as mesmas brincadeiras com eles. Aí vão 10 dicas de brincadeiras e atividades, estimulação e diversão!
1- USE A CAMA ELÁSTICA
A maioria da crianças adora a cama elástica. Mas, às vezes, elas pulam, pulam, pulam, por horas sem parar, e isso não é muito legal. Um estratégia de brincadeira dentro da cama elástica é desenhar, com giz de lousa, vários caminhos que a criança pode ou não pular dentro. Assim, trabalhamos atenção, criatividade e tolerância às regras simples! 2- BRINQUE COM TINTA
Esqueça o pincel e o papel convencional! O sonho de qualquer criança mesmo é se lambuzar de tinta. Use diversos materiais não convencionais, como carrinhos, folhas de árvore, galhos, canudos para brincar com sua criança. Se seu filho utiliza a cadeira de rodas, use-a para fazer desenhos no chão. A tinta é um excelente estímulo sensorial e seu filho jamais vai esquecer esse dia de folia!
3- BRINQUE DE ELÁSTICO
O elástico é um material simples e com muitas funções! Você já brincou de elástico quando criança? É uma brincadeira desafiante que trabalha equilíbrio, coordenação motora e organização espaço-temporal.
4- BRINQUE COM LANTERNA
Outro material fácil e barato para brincar com as crianças! Você pode brincar de esconde-esconde no escuro, fazer sombras com as mãos, colocar papel celofane colorido para trocar de cor. Só nessa brincadeira conseguimos trabalhar o medo do escuro, coordenação fina, cores e estimulação sensorial visual!
5- ACERTE O GOL
Trabalhando coordenação fina de uma maneira divertida, sem utilizar papel e lápis! Com uma bolinha de papel, você pode brincar de dar “petelecos” com os dedos até chegar no gol ou usar um palito para bater na bolinha!
6- EXERCICTE-SE COM SEU FILHO(A)
Você já pensou que, enquanto você brinca com seu filho, você está gastando calorias também? Reserve 15 minutos do seu dia para se dedicar a atividades mais intensas com ele, como brincar de pega-pega no parque ou no quintal, pular juntos, jogar bola. Entre na onda do movimento com seu filho, veja como ele se movimenta e tente copiá-lo. Você vai ver a reação dele! Afinal, é uma ótima ideia juntar diversão com emagrecimento, não é?! Sua saúde agradece!
7- BRINQUE COM GIZ
Brinque de desenhar com giz no muro, no chão, desenhar amarelinha, caracol. Relembre sua infância e coloque novos desafios para o seu filho ou filha. No início, talvez ele resista a essas mudanças. Mas acredite: você estará fazendo um bem danado tirando ele de sua zona de conforto!
8- DANCE
Ligue uma música, junte a família e solte o corpo! Se seu filho for pequeno, vale a pena pegá-lo no colo e fazer com que ele sinta o ritmo da música pelo balanço do seu corpo. Se seu filho utiliza a cadeira de rodas, vale rodar, empurrar, puxar, empinar a cadeira. Ele vai amar, com certeza!
9- USE FITAS
Você pode fazer com tiras de jornal, papel crepom ou tecidos. Vá para o quintal e solte a imaginação! Você estará trabalhando lateralidade e coordenação motora. O nome desse brinquedo é “swing”. Basta você “dar um google” para achar várias maneiras de confeccioná-lo!
10- BRINQUE COM O CORPO
Sim! Você deve ter pensado “haja pique”! Mas, nada mais prazeroso para a criança do que a brincadeira genuína, aquela sem objetivos e resultados, a brincadeira pelo simples fato de se divertir! Esqueça um pouco as metas, sorria, e vá brincar de girar, virar de ponta-cabeça, cócegas, caretas, sons com a boca, rolar juntos. Reserve 5 minutos do seu dia para brincar com sua criança dessa maneira. Você verá como é importante esse contato corporal, visual, emocional. Só tem um probleminha: ela vai querer mais! Afinal, criança se alimenta de movimento!!!
Todas as imagens: arquivo pessoal
Pamela Spanholeto é educadora física e trabalha com crianças autistas e com outros tipos de deficiências. Contato: pam_spanholeto@hotmail.com
Comments