top of page

Autismo, frio e roupas adequadas

Um assunto recorrente que me perguntam quando gravo os vídeos é “como fazer a criança autista colocar o casaco de frio”. 

A resposta é que não há milagre. Como tudo no autismo, a questão da aceitação das roupas tem que ser trabalhada diariamente e, depois de algum tempo, os resultados vão começar a aparecer.

Uma dica que eu dou é: seja persistente! Se você desistir de colocar o casaco porque a criança deu um escândalo, ela vai sentir que aquilo funcionou e vai continuar repetindo a estratégia. 


Quando nos mudamos pra Londres, tivemos o primeiro inverno real da vida. E o processo de colocar o casaco sempre veio cercado de drama. Tentávamos manter a calma e insistimos sempre. Eu explicava pra ele que estava frio e ele não sairia sem o casaco. Muitas vezes, até abri a porta para que ele sentisse o ar gelado do lado de fora. Com o tempo, os dramas foram diminuindo e ele foi se acostumando. 

Ao virmos para a Suécia, descobrimos o que é um inverno gelado daqueles dignos de Elsa! Em janeiro deste ano, chegamos a pegar -20 graus aqui! E, aí, veio o segundo drama: toca e luva. De novo, a persistência é a chave. Todas as vezes em que ele tirava, nós púnhamos de novo, sempre explicando que estava muito frio para ficar sem a toca e a luva. Foi cansativo? Muito. Frustrante algumas vezes? Várias. Mas, hoje em dia, ele já está mais acostumado (apesar de ainda não gostar).

Pesquisei algumas ferramentas para ajudarem a acelerar o processo e fiz duas tabelinhas que vocês podem imprimir e usar em casa!

A primeira é o calendário diário, onde você vai, junto com ele ou ela, selecionar o tempo, se está calor ou frio, e que tipo de roupa vai ser usada. Você deve imprimir a primeira página, plastificar e colocar velcro nos quadradinhos correspondentes. Na segunda página, você recorta as figurinhas, plastifica e coloca velcro para que elas possam ser usadas na página do calendário:


autismo frio e roupas 1


autismo frio e roupas 2

O segundo é um joguinho para trabalhar o entendimento de que roupas devemos usar em cada situação. Você pode imprimir e plastificar a primeira página, colocando velcro onde a criança irá colar as figurinhas correspondentes. A segunda página contém as figurinhas que você deve recortar, plastificar e por o velcro atrás.


autismo frio e roupas 3


autismo frio e roupas 4

=> Baixe todas as imagens clicando AQUI!

Tem algum tipo de roupa que você gostaria de incluir e não está aí? Baixe pictogramas gratuitamente no programinha Picto Selector

Gostou? Então inscreva-se no meu canal do youtube! Estou gravando vídeos com dicas semanais como esta aí! 😀

bottom of page