Desde que me mudei do Brasil, comecei a prestar muita atenção no que é feito de diferente na sala de aula onde há crianças autistas ou com outras deficiências. Para começar, para que a criança possa aprender, temos que falar sua linguagem. E ela não é português, inglês nem sueco. As crianças com autismo, em geral, entendem muito melhor a linguagem visual.
Menos palavras e mais figuras, fotos e ilustrações. Um ambiente estruturado também faz toda a diferença. Aqui vão recursos simples de implementar para você facilitar o aprendizado, deixar a criança mais feliz e ambientada, tudo gastando pouco.
1) Quadro de rotina diária
Antecipação costuma resolver grande parte dos comportamentos indesejados de uma criança autista. Se ela não se dá bem com muita informação, divida o quadro entre “manhã” e “tarde”. Vá tirando do quadro as atividades que já foram completadas. Se ainda assim for muito, você pode usar o “primeiro” e o “depois”.
O calendário com as atividades do dia (måndag: segunda-feira) que é usado na classe do Theo:
Um esquema um pouco mais simples com “antes” e “depois”, ou “antes”, “depois” e “por último”. Você deve colar a imagem da atividade em cada quadradinho (use velcro):
Fonte: http://bit.ly/1fIE88z
2) Recursos visuais para tarefas
Esses devem ser colados no local onde a criança vai fazer a tarefa ou atividade.
Passo a passo do banheiro:
Fonte: http://bit.ly/1GMU42l
Para ser colocado na mesinha: “sente na cadeira”, “silêncio”, “trabalho”:
Fonte: http://bit.ly/1BQTyBD
Cantinho da leitura:
Fonte: http://bit.ly/1LJ8cuM
3) Rotulando coisas
Parece bobo, mas isso vai ajudar a criança a relacionar objeto e imagem e, além disso, vai facilitar para que ela siga instruções verbais.
Fonte: http://bit.ly/1Cy8j76
4) Recursos visuais para comportamentos esperados
O que fazer versus o que não fazer:
Fonte: http://bit.ly/1GwhS8r
Mais um exemplo mostrando o que não é aceitável na sala:
Fonte: http://bit.ly/1e7wbIR
O passo a passo do como se acalmar: sentar em um lugar confortável, escolher uma brinquedo de acalmar (falo disso no tópico de baixo), colocar o timer para funcionar, voltar ao trabalho:
Fonte: http://bit.ly/1LJ3OvJ
5) Recursos sensoriais
A maioria das escolas que eu visitei aqui e em Londres tem uma sala sensorial. Para as crianças autistas que buscam muitos estímulos sensoriais, é essencial ter umas pausas de vez em quando para suprir essa necessidade. Aí, elas podem se regular e voltar ao “trabalho”. Sei que isso é bem difícil para a maioria das escolas no Brasil, mas tem coisinhas que dá pra adaptar.
Que tal fazer um cantinho sensorial? Ou uma cestinha sensorial?
Cestinha com brinquedos sensoriais que a criança pode usar para se acalmar. Fonte: http://bit.ly/1Ih9LBc
Garrafinhas sensorias baratas e fáceis de fazer:
Fonte: http://bit.ly/1J9cqL
Nesse site AQUI, você encontra vários modelos de garrafinhas sensoriais baratas que dá pra fazer em casa.
Saquinhos sensoriais pra fazer com tinta e ZipLoc:
Fonte: http://bit.ly/1FEvyg0
6) Estabelecendo o perfil da criança
Esse é uma folha de papel onde há o resuminho de quem é o Theo. É importante porque professores vão e vêm. Auxiliares também. Esse recurso ajuda as pessoas que acabaram de chegar a ter um rápido entendimento daquela criança.
Nome, data de nascimento, sobre mim, o que eu gosto, o que me aborrece, como me comunico, coisas que consigo fazer, coisas que me ajudam.
7) Timer: ensinando a passagem de tempo
Existem vários modelos de timer. O importante, quando for começar a usar, é que a criança ganhe algo que goste muito logo que acabar o tempo que ela deve esperar.
Esse é um modelo de timer líquido:
Fonte: http://bit.ly/1NlrffP
E este é um aplicativo gratuito de timer (VisTimer Free):
Fonte: http://bit.ly/1dkmaYi
8) Recursos pedagógicos
Ensinando o mês e o dia. Você pode fazer tudo com velcro e guiar a mãozinha da criança para preencher o mês e o dia certos no quadrinho.
Em cima, dias da semana. Em baixo, meses. Fonte: http://bit.ly/1NhW8kL
Ensinando a escrever o nome
Para os que ainda não seguram o lápis
Fonte: http://bit.ly/1GBqmKt
Para os que já seguram o lápis:
Fonte: http://bit.ly/1JniHXo
Ensinando tamanhos (pequeno e grande):
Fonte: http://bit.ly/1LJaJ8h
Ensinando imitação de sequência:
Com forminhas de gelo e massinha:
Fonte: http://bit.ly/1HknYfX
Com caixa de ovos e blocos de montar:
Fonte: http://bit.ly/1RC4jtn
Pareando figura e objeto correspondente:
Fonte: http://bit.ly/1dknom7
Ensinando números:
Fonte: http://bit.ly/1LtPQ33
9) O quadro de recompensas
A escola do Theo aqui usa ABA. Eles usam um quadro de recompensas baseado em tokens. Theo tem que “trabalhar mais” para receber as recompensas que gosta mais. Aqui vai o exemplo:
Quadro de recompensas do Theo
A cada atividade pequena que o Theo cumpre, ele ganha um token verde (desses à esquerda). Quando completa 5 tokens verdes na ficha da esquerda, ele pode trocá-los por um token vermelho. No quadro da direita, estão as coisas que ele pode ir “comprando” com os tokens vermelhos. A pipoca, por exemplo, custa 2 tokens vermelhos. Obs: tudo é dado em quantidade pequena!
10) Pinterest
É um site que recolhe imagens da internet inteira. Basta você digitar o que procura. Foi nele que achei a maioria das coisas que postei aqui. É um ótimo local para achar referências de recursos para autismo na sala de aula.
P.S: existe um software de pictogramas gratuito muito bom chamado Picto Selector que você pode usar para fazer seus recursos visuais. É ele que eu uso para os do Theo. 🙂
Comments