Autismo na escola: 10 recursos fáceis

Desde que me mudei do Brasil, comecei a prestar muita atenção no que é feito de diferente na sala de aula onde há crianças autistas ou com outras deficiências. Para começar, para que a criança possa aprender, temos que falar sua linguagem. E ela não é português, inglês nem sueco. As crianças com autismo, em geral, entendem muito melhor a linguagem visual.

Menos palavras e mais figuras, fotos e ilustrações. Um ambiente estruturado também faz toda a diferença. Aqui vão recursos simples de implementar para você facilitar o aprendizado, deixar a criança mais feliz e ambientada, tudo gastando pouco.

1) Quadro de rotina diária

Antecipação costuma resolver grande parte dos comportamentos indesejados de uma criança autista. Se ela não se dá bem com muita informação, divida o quadro entre “manhã” e “tarde”. Vá tirando do quadro as atividades que já foram completadas. Se ainda assim for muito, você pode usar o “primeiro” e o “depois”.

  1. O calendário com as atividades do dia (måndag: segunda-feira) que é usado na classe do Theo:

O calendário com as atividades do dia (måndag: segunda-feira) que é usado na classe do Theo
  1. Um esquema um pouco mais simples com “antes” e “depois”, ou “antes”, “depois” e “por último”. Você deve colar a imagem da atividade em cada quadradinho (use velcro):

Um esquema um pouco mais simples com "antes" e "depois", ou "antes", "depois" e "por último". Fonte: http://bit.ly/1fIE88z

Fonte: http://bit.ly/1fIE88z


2) Recursos visuais para tarefas

Esses devem ser colados no local onde a criança vai fazer a tarefa ou atividade.

  1. Passo a passo do banheiro:

Passo a passo do banheiro. Fonte: http://bit.ly/1GMU42l

Fonte: http://bit.ly/1GMU42l


  1. Para ser colocado na mesinha: “sente na cadeira”, “silêncio”, “trabalho”:

Para ser colocado na mesinha: "sente na cadeira", "silêncio", "trabalho".  Fonte: http://bit.ly/1BQTyBD

Fonte: http://bit.ly/1BQTyBD


  1. Cantinho da leitura:

Cantinho da leitura. Fonte: http://bit.ly/1LJ8cuM

Fonte: http://bit.ly/1LJ8cuM


3) Rotulando coisas

Parece bobo, mas isso vai ajudar a criança a relacionar objeto e imagem e, além disso, vai facilitar para que ela siga instruções verbais.

Fonte: http://bit.ly/1Cy8j76

Fonte: http://bit.ly/1Cy8j76


4) Recursos visuais para comportamentos esperados

  1. O que fazer versus o que não fazer:

O que fazer versus o que não fazer. Fonte: http://bit.ly/1GwhS8r

Fonte: http://bit.ly/1GwhS8r


  1. Mais um exemplo mostrando o que não é aceitável na sala:

Mais um exemplo mostrando o que não é aceitável na sala. Fonte: http://bit.ly/1e7wbIR

Fonte: http://bit.ly/1e7wbIR


  1. O passo a passo do como se acalmar: sentar em um lugar confortável, escolher uma brinquedo de acalmar (falo disso no tópico de baixo), colocar o timer para funcionar, voltar ao trabalho:

O passo a passo do como se acalmar: sentar em um lugar confortável, escolher uma brinquedo de acalmar,  colocar o timer para funcionar, voltar ao trabalho. Fonte: http://bit.ly/1LJ3OvJ

Fonte: http://bit.ly/1LJ3OvJ


5) Recursos sensoriais

A maioria das escolas que eu visitei aqui e em Londres tem uma sala sensorial. Para as crianças autistas que buscam muitos estímulos sensoriais, é essencial ter umas pausas de vez em quando para suprir essa necessidade. Aí, elas podem se regular e voltar ao “trabalho”. Sei que isso é bem difícil para a maioria das escolas no Brasil, mas tem coisinhas que dá pra adaptar.

  1. Que tal fazer um cantinho sensorial? Ou uma cestinha sensorial?

Cestinha com brinquedos sensoriais que a criança pode usar para se acalmar. Fonte: http://bit.ly/1Ih9LBc

Cestinha com brinquedos sensoriais que a criança pode usar para se acalmar. Fonte: http://bit.ly/1Ih9LBc


  1. Garrafinhas sensorias baratas e fáceis de fazer:

garrafinhas sensorias baratas e fáceis de fazer. Fonte: http://bit.ly/1J9cqLV

Fonte: http://bit.ly/1J9cqL


Nesse site AQUI, você encontra vários modelos de garrafinhas sensoriais baratas que dá pra fazer em casa.

  1. Saquinhos sensoriais pra fazer com tinta e ZipLoc:

Fonte: http://bit.ly/1FEvyg0

Fonte: http://bit.ly/1FEvyg0


6) Estabelecendo o perfil da criança

Esse é uma folha de papel onde há o resuminho de quem é o Theo. É importante porque professores vão e vêm. Auxiliares também. Esse recurso ajuda as pessoas que acabaram de chegar a ter um rápido entendimento daquela criança.

Nome, data de nascimento, sobre mim, o que eu gosto, o que me aborrece, como me comunico, coisas que consigo fazer, coisas que me ajudam.

Nome, data de nascimento, sobre mim, o que eu gosto, o que me aborrece, como me comunico, coisas que consigo fazer, coisas que me ajudam.


7) Timer: ensinando a passagem de tempo

Existem vários modelos de timer. O importante, quando for começar a usar, é que a criança ganhe algo que goste muito logo que acabar o tempo que ela deve esperar.

  1. Esse é um modelo de timer líquido:

Fonte: http://bit.ly/1NlrffP