Como estimular independência e autonomia em crianças autistas (vídeo)

A pressa e a correria do dia a dia, muitas vezes, nos levam a fazer as coisas pelos nossos filhos. E isso acaba atrapalhando a aquisição de habilidades essenciais para desempenhar atividades diárias, como calçar os sapatos, tomar banho ou escovar os dentes.

Isso tudo acaba gerando uma culpa horrível, principalmente quando nos damos conta de que eles crescem rápido, e certas coisas são bem mais gerenciáveis com uma criança do que com um adolescente de 1,80m, por exemplo.

Seu filho vê você pegar a camiseta e já levanta os braços esperando você vesti-lo? Ou fica paradinho no banho esperando que você faça o trabalho? Mais do que normal, afinal, é assim que tem sido a vida inteira. Ele está acostumado.

E como estimulá-lo a começar a fazer essas atividades sozinho? Pequenos passos por dia. Uma ajudinha aqui e outra ali, muita paciência, e quando nos surpreendemos, já estão fazendo sozinhos.

No vídeo de hoje, eu dou dicas sobre o tipo de ajuda que devemos dar e como devemos ir retirando no dia a dia. Também mostro uma ferramenta muito bacana – o quadros de rotina por atividade – que pode facilitar o processo na sua casa!

P.S: Depois de ver o vídeo, você pode acessar este link para baixar quadros de rotinas gratuitos: https://goo.gl/FjNDhD

P.S2: Neste post AQUI tem uma ferramenta para você monitorar de forma bem numérica o progresso do seu filho na autonomia em cada atividade.

P.S.3: não bobeie! Assine o canal para ver os vídeos antes de eu postar aqui na página! Basta clicar AQUI e, depois, clicar no botão vermelho “inscrever-se”! 😉


Imagem: Shutterstock

  1. Facebook

  2. Twitter

  3. E-mail

#ensinandoautonomia #andreawerner #autismoeautonomia #autismoeindependência #atividadesdevidadiaria #autismoindependênciaeautonomia #criançaautista #autismosevero #canallagartavirapupa #transtornosdoespectroautista

Quem somos

Nossas ações

Seja uma embaixadora

Blog

Loja

Eventos

Política de privacidade
Imprensa

Contato

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Copyleft © 2020 Instituto Lagarta Vira Pupa.

 

O conteúdo deste site, exceto quando proveniente de outras fontes ou onde especificado o contrário, está licenciado sob a Creative Commons by-sa 3.0 BR.