top of page

Resumo do aluno: fácil de fazer e importante

Quando Theo frequentou a escola em Londres, descobrimos essa ferramenta simples, fácil de fazer e super importante chamada “resumo do aluno”. Nela, você encontra algumas informações gerais sobre a criança, coisas que ela gosta, o que ela não gosta, suas habilidades de comunicação, as habilidades gerais e o mais importante: como ajudá-la. 

Este resumo é importante porque professores são trocados. Mediadores escolares também. E é bem prático ter os principais pontos da criança resumidos em uma folha para poder orientar o recém chegado.


Outra coisa muito legal sobre ele eu acabei descobrindo neste fim de semana enquanto atualizava o do Theo: as mudanças que vão acontecendo com o tempo. Percebi claramente como o Theo evolui nos últimos 2 anos em suas habilidades de comunicação. E nas habilidades gerais…gente…UAU! Fiquei ontem cheia de orgulho! No final das contas, acaba sendo, também, uma ferramenta legal para que avaliemos os progressos!

Este era o resumo dele na escola de Londres, há mais ou menos 3 anos:


O resumo do Theo na Russell School

O resumo do Theo na Russell School


E…tchanaaaaam! Este é o que fiz ontem, fresquinho e atualizado!


O perfil/resumo para a escola nova

O perfil/resumo para a escola nova


Longe de querer me gabar (cof cof cof), mas olhem essa parte das “habilidades (eu posso)” versus a de 2013/14 lá em cima (que está como Skills/I can). Você não precisa saber inglês pra perceber que a parte nova e atualizada está muito maior e recheada que a anterior! 😀

Outra coisa legal é que esse período no exterior me fez conhecer melhor meu filho. Estar longe de tudo e de todos, sem ajuda nenhuma, fez com que nos aproximássemos mais. O resultado é que também cresceu a parte do “Como me ajudar”. Cresceu porque, agora, EU sei melhor como ajudar meu filho. Pude adicionar coisas importantes ao que a escola anterior já tinha colocado. E posso passar isso com mais certeza para as outras pessoas. 

E aí? Mãos à obra? É relativamente simples de fazer. Basta montar tudo em um powerpoint e imprimir. E garanto que vai ajudar bastante quem lida com seu filho no dia a dia da escola!

P.S: aos poucos, vou mostrando tudo o que estou preparando para ajudar a escola a incluir o Theo. Acredito que esse é um trabalho de time. Boa vontade eles têm de sobra, e isso é o primeiro passo!

P.S2: já comprou meu livro? Não?? Ainda dá tempo! Clique AQUI

bottom of page